quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Relato de FIV - Indução, punção e preparo para a TEC

Continuando na saga da FIV, iniciamos a indução logo após o preparo endometrial.

Fiz a primeira US no dia 03/06, 2o dia do ciclo. Tudo certinho, iniciei a medicação no dia seguinte: Gonal-F, 150 ui. A primeira auto-aplicação foi um desastre. Fiquei tonta, a pressão caiu, passei mal. Do dia seguinte em diante o aplicador oficial foi o Thiago!

Continuei com o Gonal até dia 09/06, quando fizemos a primeira US de acompanhamento. Foram identificados inúmeros folículos e constatado o risco de hiperestímulo.
A partir do dia seguinte reduzi a dose do Gonal para 112,5 ui e comecei a ingerir Gatorade, água de coco e proteínas. No sábado, dia 11/06, iniciamos o medicamento para bloquear a ovulação espontânea: Cetrotide. Aplicamos o Gonal pela manhã e o Cetrotide de noite, conforme indicado pelo médico.
Nessa fase eu senti muito inchaço, cólicas, dores de cabeça e tonturas. Nada insuportável mas o desconforto foi muito grande.

No dia 14/06 aplicamos o Cetrotide pela manhã e duas ampolas de Gonapeptyl Daily de noite. Esse foi o pior dia de aplicação, o Cetrotide já era bem dolorido e o Gonapeptyl foi muito pior. Por causa do horário de aplicação, Thiago teve que me encontrar no trabalho com o medicamento e me aplicar lá mesmo, o que só me deixou mais tensa.

No dia 16/06 fizemos a coleta dos óvulos. Dei graças a Deus pois já estava até com dificuldade de andar, de tão inchada. Procedimento muito parecido com o preparo, dormi logo e etc... Só que dessa vez eu acordei com MUITA dor. Acordei com o meu próprio choro, pra vocês terem noção. A enfermeira chamou o anestesista, que veio correndo aplicar um remédio pra dor no meu soro. Também me trouxeram uma bolsa de gelo, que ajudou bastante na dor.
Me levaram pro quarto, onde encontrei com o Thiago, que já tinha feito a coleta dele. Logo veio o embriologista conversar com a gente, disse que havíamos conseguido 24 óvulos!!! Ele me apresentou a possibilidade de doar uma parte desses óvulos, e eu fiquei muito feliz em fazê-lo e ajudar mais uma família a realizar esse sonho =)

O exame do Thiago havia sido muito melhor também (provavelmnete graças às vitaminas e à maca peruana!) e o embriologista disse que nossas chances seriam ótimas.

Fiquei mais um tempo no quarto, me trouxeram café da manhã e as médicas vieram me dizer que tudo havia sido tranquilo, sem intercorrências, e me aconselharam a continuar com o gatorade, a água de coco e as proteínas, para que eu não tivesse acúmulo de líquido por causa do hiperestímulo.
Foi por causa dele também que não pudemos fazer a transferência a fresco e tivemos que esperar tudo voltar ao normal para andar com a TEC.

No final, tínhamos 20 óvulos, dos quais doei metade. Dos nossos 10, 6 fertilizaram mas dois pararam de se desenvolver no processo. Nossos outros 4 embriões foram congelados no D3, todos qualidade A. Congelamos em duas paletas: o de 9 células com o  de 6 células; e o de 8 células com o de 7 células.

Minha primeira menstruação veio 5 dias após o procedimento. Deveríamos aguardar a segunda menstruação para iniciar a preparação para TEC. Minha segunda menstruação atrasou um pouco (lógico, né? ¬¬) e só veio no dia 22/07. Fizemos a US no dia 23, para ter certeza de que tudo havia voltado ao tamanho normal e exame de sangue para checar os níveis hormonais, que estavam ótimos. No próprio dia 23 iniciamos a preparação, com Primogyna 2mg, a cada 12h. A partir de 02/08 a dose foi aumentada para a cada 8h temos um ultrassom marcado pra Sexta, 05/08. Se o endométrio estiver com pelo menos 7mm, já entraremos com a progesterona e provavelmente faremos a TEC por volta do dia 08/08.
Depois que comecei o uso do Primogyna, tenho sentido tonturas, bastante enjôo, muito muco clara de ovo, e uma sensação estranha na cabeça, como se eu não conseguisse aprofundar muito os meus pensamentos xD

Mas não importa, estamos mais perto do que nunca e eu encaro qualquer coisa pra chegar lá!

Desculpem o post enorme mas é que foram muuuuitas coisas pra descrever! Fiquem à vontade para me perguntar o que quiserem e tiverem curiosidade!

Espero voltar para contar sobre a US e a data da TEC! Torçam por mim!

Beijos a todas!

10 comentários:

  1. Quanta notícias boas! Fé que em breve o sonho tornará realidade.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Estou na torcida...gostei de saber cada detalhe
    Deus abençoe...bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi conheci seu blog e amei cantinho, se Deus quiser vai dar td certo! torcendo pelo seu positivo!!! Deus abençoe, bjs

    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!
    Estou muito feliz por vocês e pela doação...eu vivo pensando em doar, mas como eu não passei por esse processo (FIV) é mais complicado, ne?
    Aguardando novas noticias e torcendo pelo dia 08/08!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que notícias maravilhosas, Tamy! Mt feliz por vcs!
    Gesto lindo o de doar os óvulos! Parabéns!
    Torcendo Mt por vcs! Deus os abençoe! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Hehe adorei ler o relato, tudo bem detalhadinho. 🙏🏻 agora é só questão de tempo.

    ResponderExcluir
  7. A gente sempre acha a grama do vizinho mais verde, né? Fiquei lendo seu relato e pensando "queria eu ter hiperestímulo"... Mas sei que não é assim, que cada um tem o seu problema que leva a buscar a FIV e que o sofrimento é o mesmo pra todas nós. Muuito sucesso na sua TEC, que dois bebêzinhos grudem aí! Um beijão.
    www.eontemeuchorei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou na torcida!!! adoro relatos... :) que tudo de certo!!! dedos cruzados!!

    beijos e linda semana!

    ResponderExcluir